DIREITO À EDUCAÇÃO EM ÂMBITO HOSPITALAR E DOMICILIAR: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores

  • Cinthya Vernizi Adachi de Menezes FAE Centro Universitário
  • Silvia Iuan Lozza FAE Centro Universitário
  • Daviane Daniele Perez Nascimento FAE Centro Universitário
  • Itamara Peters UENP
  • Mariana Saad Weinhardt Costa PUC – PR
  • Ana Carolina Venâncio UFPR

Palavras-chave:

Direito à Educação. Políticas Públicas. Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar

Resumo

O presente artigo apresenta a trajetória do Grupo de Pesquisa em Direito à Educação: Âmbito Hospitalar e Domiciliar (FAE/CNPQ) e discute seus enfoques de estudo, pesquisa e ações práticas no processo de contribuição do   aprofundamento das discussões sobre o direito a educação de crianças e jovens em tratamento de saúde, em situação de internamento ou em atendimento pedagógico domiciliar (APD). O grupo teve início em abril do ano de 2016 e  constituiu-se a partir dos estudos promovidos pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) da FAE Centro Universitário. A ação do PAIC serviu assim de base de apoio inicial para a formação do Grupo de Pesquisa em Direito à  Educação, que atualmente realiza pesquisas com o objetivo de fortalecer as discussões sobre o acesso, permanência e sucesso escolar de alunos da Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio, que se encontram sob  tratamento de saúde em hospitais e domicílios. Este posicionamento teórico prático destaca o fato de que a obrigatoriedade do ensino é direcionada a estudantes de 4 a 17 anos e, a situação de impedimento nesta condição à escola  regular, não pode ser um elemento dificultador ao efetivo direito à educação. O referencial teórico está baseado em Cury (2002), Oliveira; Araújo (2005) e Menezes (2009). A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica e análise documental. O grupo compõe-se de professores e pedagogos atuantes em hospitais e no Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) e estudiosos da área, de diversas unidades de ensino superior. O presente texto retrata os seguintes assuntos: base conceitual evidenciada pelo grupo de pesquisa sobre a garantia do direito à educação escolar hospitalar e domiciliar; a caracterização da proposta desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa e a apresentação dos resultados das  ações do grupo. Os resultados obtidos até o momento reforçam a necessidade de aprofundamento teórico metodológico desta área de pesquisa em específico, bem como enunciam a necessidade de formalização da proposta da  escolarização hospitalar e APD nos seus aspectos normativos, legais e práticos.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

de Menezes, C. V. A., Iuan Lozza, S., Perez Nascimento, D. D., Peters, I., Weinhardt Costa, M. S., & Venâncio, A. C. (2018). DIREITO À EDUCAÇÃO EM ÂMBITO HOSPITALAR E DOMICILIAR: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/18

Edição

Seção

Artigos