INCLUSÃO E DIVERSIDADE NAS AULAS DO PROGRAMA ESPORTIVO E SOCIAL SEGUNDO TEMPO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Esporte. Vulnerabilidade Social. Políticas Públicas. DireitoResumo
Neste estudo identificamos e analisamos de que forma as categorias “inclusão e diversidade” são contextualizadas e vivenciadas no Programa Segundo Tempo (PST) realizada no município de São José dos Pinhais-PR, na perspectiva de executores e participantes. Este trabalho se caracterizou como uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizadas entrevistas seguindo um roteiro semiestruturado com cinco sujeitos: o coordenador do programa, uma professora, um estagiário/acadêmico de educação física e mais dois alunos beneficiários. Constatou-se que a temática de inclusão é tratada como conteúdo na capacitação aos professores, porém este evento não é destinado aos estagiários. Os alunos mencionaram que as atividades pedagógicas do PST promovem o trabalho em equipe, o conhecimento de novas pessoas e serem menos individualistas. Assim como, os espaços físicos e materiais para realização do programa são adequados para o ensino e aprendizagem das atividades. Conclui-se que as categorias “inclusão e diversidade” não são explicitamente mencionadas pelos sujeitos, contudo são parcialmente contempladas nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores e nos recursos físicos e materiais disponibilizados pelo programa.Downloads
Publicado
2018-02-08
Como Citar
Ghedin dos Reis, W. G., & Lemes da Rosa, R. (2018). INCLUSÃO E DIVERSIDADE NAS AULAS DO PROGRAMA ESPORTIVO E SOCIAL SEGUNDO TEMPO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/21
Edição
Seção
Artigos