O DESENHO NAS AULAS DE ARTE: ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS A PARTIR DA ABORDAGEM TRIANGULAR
Palavras-chave:
Arte-Educação. Desenho Infantil. Abordagem TriangularResumo
O presente estudo desenvolve uma discussão sobre o desenho e os encaminhamentos pedagógicos da utilização dele como elemento formativo. Apresenta como objetivo geral desenvolver um quadro teórico em torno da utilização do desenho a partir da Abordagem Triangular. E, apresenta como objetivos específicos: a) Investigar as etapas do desenho de acordo com a faixa etária das crianças, b) Discorrer sobre a relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil apresentando propostas para a utilização dele nas práticas educativas, c) Analisar a forma que a Arte e o ensino do desenho se constituíram no currículo escolar brasileiro, e, d) Indicar caminhos para a utilização do desenho a partir da Abordagem Triangular. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é definida como bibliográfica, de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a área da Educação, mais especificamente, o eixo temático da Arte-educação, estando amparada em autores da bibliografia especializada, com especial destaque para: Barbosa (1989, 2012), Greig (2004), Ferraz e Fusari (1999), Sans (2009), Mazzamati (2012), entre outros. Inicialmente o estudo desenvolve uma teorização acerca das etapas do desenvolvimento do desenho infantil de acordo com cada faixa etária das crianças. Em seguida, busca apresentar as interrelações entre o desenho e o desenvolvimento infantil. Apresenta na sequência, uma breve trajetória histórica da Arte-Educação no currículo escolar evidenciando as relações entre as perspectivas formativas vigentes e a forma como o desenho era empregado em cada uma delas. Por fim, a partir da Abordagem Triangular, apresenta possibilidades de utilização do desenho em sala de aula a partir da Abordagem Triangular. Do estudo desenvolvido foi possível concluir que o desenho é uma área de conhecimento, e que, portanto, não deve ser utilizado como um meio, como um recurso para outras finalidades formativas e sim como um fim em si mesmo uma vez que se constitui de especificidades próprias e que a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa pode se constituir como uma estratégia metodológica importante para ensinar Arte e desenho na Educação Básica.Downloads
Publicado
2018-02-08
Como Citar
Lachowski, L. de F., & de Lara Jakimiu, V. C. (2018). O DESENHO NAS AULAS DE ARTE: ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS A PARTIR DA ABORDAGEM TRIANGULAR. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/22
Edição
Seção
Artigos