CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AMIZADE

Autores

  • Sabrina Daniela Holowka Universidade Estadual do Paraná – Unespar/Campus de União da Vitória
  • Amanda de Mattos Pereira Mano Universidade Estadual do Paraná- Unespar/ Campus de União da Vitória

Palavras-chave:

Educação Infantil. Amizade. Desenho

Resumo

A amizade apresenta-se como um fator importante nas relações sociais entre as crianças, uma vez que contribui para o amadurecimento emocional e cognitivo das mesmas. Assim, o objetivo desse trabalho foi o de investigar as    concepções de crianças sobre amigos e não amigos. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, tendo como instrumento de levantamento de dados a proposta de um desenho, realizado por crianças, com elementos que revelam suas ideias sobre amigos e não amigos. Após o desenho, foi realizada, individualmente, uma entrevista a respeito dos temas em questão. Foram participantes, 16 estudantes de uma escola pública da Educação Infantil, com   idades entre 5 e 6 anos e os resultados que apresentaram foram submetidos a uma análise qualitativa apoiada nos elementos presentes no desenho e no conteúdo das respostas fornecidas na entrevista. Em linhas gerais, os resultados  mostraram que, para os participantes os amigos são aqueles que estão próximos e em um ambiente agradável, já os não amigos apresentam-se sozinhos e tristes. A pesquisa mostrou a importância dos vínculos criados entre os pares na  Educação Infantil e possibilita ao professor pensar em estratégias que promovam a aproximação entre as crianças e diminuam os conflitos.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Holowka, S. D., & de Mattos Pereira Mano, A. (2018). CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AMIZADE. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/23

Edição

Seção

Artigos