AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Renata Penteado UNESPAR – Campus de União da Vitória - PR
  • Vanessa Campos de Lara Jakimiu Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palavras-chave:

Educação. Políticas Educacionais. Avaliação Institucional

Resumo

O estudo em questão apresenta uma análise acerca dos mecanismos de avaliação institucionais no Ensino Superior e a qualidade desta etapa de ensino. Nesse sentido, o presente estudo tem como o objetivo geral desenvolver um quadro   teórico que possibilite indicativos para se pensar a avaliação institucional como um mecanismo para garantia do direito à uma educação superior de qualidade. E, adota como objetivos específicos: a) Delinear um quadro teórico   acerca do direito a Educação no Brasil, b) Apresentar uma discussão conceitual acerca do termo qualidade e suas implicações para a área educacional, e, c) Investigar se os mecanismos avaliativos institucionais pode se constituir como um   mecanismo para a garantia do direito a educação de qualidade no ensino superior. Metodologicamente, o estudo apresenta os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho documental, sendo a área de abrangência a área da Educação, mais especificamente o eixo temático das políticas educacionais. Do estudo empreendido, conclui-se que o SINAES apresenta-se como um mecanismo potente para verificar a qualidade do Ensino Superior oferecido, uma vez que  considera em sua avaliação os tempos, os espaços e os conhecimentos como categorias formativas.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Penteado, R., & de Lara Jakimiu, V. C. (2018). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/24

Edição

Seção

Artigos