AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Palavras-chave:
Educação. Políticas Educacionais. Avaliação InstitucionalResumo
O estudo em questão apresenta uma análise acerca dos mecanismos de avaliação institucionais no Ensino Superior e a qualidade desta etapa de ensino. Nesse sentido, o presente estudo tem como o objetivo geral desenvolver um quadro teórico que possibilite indicativos para se pensar a avaliação institucional como um mecanismo para garantia do direito à uma educação superior de qualidade. E, adota como objetivos específicos: a) Delinear um quadro teórico acerca do direito a Educação no Brasil, b) Apresentar uma discussão conceitual acerca do termo qualidade e suas implicações para a área educacional, e, c) Investigar se os mecanismos avaliativos institucionais pode se constituir como um mecanismo para a garantia do direito a educação de qualidade no ensino superior. Metodologicamente, o estudo apresenta os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho documental, sendo a área de abrangência a área da Educação, mais especificamente o eixo temático das políticas educacionais. Do estudo empreendido, conclui-se que o SINAES apresenta-se como um mecanismo potente para verificar a qualidade do Ensino Superior oferecido, uma vez que considera em sua avaliação os tempos, os espaços e os conhecimentos como categorias formativas.Downloads
Publicado
2018-02-08
Como Citar
Penteado, R., & de Lara Jakimiu, V. C. (2018). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/24
Edição
Seção
Artigos