O APRENDER E O ENSINAR NA CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS
Palavras-chave:
Concepções. Ensino e Aprendizagem. Ensino Fundamental IResumo
O presente estudo traz os resultados e as discussões de um trabalho que buscou verificar as representações de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública em uma cidade do interior do Paraná, a respeito de quem aprende e quem ensina. Para tanto, 20 crianças foram participantes da aplicação de dois instrumentos para coleta de dados: o primeiro consistiu numa adaptação do “teste do par educativo”, no qual solicitou-se um desenho em uma folha de papel sulfite dobrada ao meio, onde de um lado deveriam desenhar quem aprende e do outro quem ensina. No segundo, pediu-se às crianças que redigissem uma história acerca dos elementos que foram desenhados. Por meio de uma análise qualitativa do conteúdo dos desenhos e das redações identificou-se a concepção das crianças sobre o aprender e o ensinar. Desse modo, para a maioria dos participantes quem aprende, é uma pessoa que está sozinha e na escola e o aprender está ligado apenas aos conteúdos que a eles são ministrados, por sua vez, quem ensina, na perspectiva dos participantes, são os professores da escola, ou ainda, alguém da família. A partir das representações encontradas, pode-se inferir acerca do pensamento das crianças sobre o ensino e a aprendizagem e, com isso, podem ser buscadas novas alternativas maneiras de significar a escola e os processos de construção do conhecimento.Downloads
Publicado
2018-02-08
Como Citar
dos Santos Agostinhak, E., & de Mattos Pereira Mano, A. (2018). O APRENDER E O ENSINAR NA CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/25
Edição
Seção
Artigos