FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NO ESTADO DO PARANÁ
Palavras-chave:
Formação Continuada. Gestores Escolares. Direção Escolar. Gestão DemocráticaResumo
Com esta pesquisa buscou-se compreender o processo de formação de gestores escolares/diretores de escolas públicas no estado do Paraná. Foram apresentados marcos históricos referentes à legislação sobre a formação do gestor escolar/diretor, bem como a trajetória dos processos de gestão até os dias atuais, por meio da Gestão Democrática no ensino. A questão que se colocou para a investigação foi: Como ocorre a formação do gestor escolar/diretor no estado do Paraná? Por meio de uma pesquisa bibliográfica foi realizado o levantamento da legislação vigente a respeito da temática, artigos e livros da área. O estudo teve abordagem qualitativa apresentando e discutindo ideias de autores sobre o assunto. Após a análise das obras lidas, concluiu-se que os estudos sobre a formação de gestores escolares/diretores de escolas públicas no estado do Paraná têm demonstrado a impossibilidade de ações isoladas entre os profissionais de educação, seja no estado do Paraná ou em outros Estados brasileiros. As formações de gestores escolares/diretores, com êxito, exigem a parceria entre Secretarias de Estado, MEC e instituições, além do interesse e disponibilidades de professores em participar da formação continuada. Foi possível perceber que mais estudos devem ser realizados para se chegar a uma conclusão de como deve ocorrer a formação do gestor escolar/diretor ou se o modelo utilizado está de acordo com as necessidades atuais. Sugere-se, para um próximo estudo, pesquisa de campo com observação de práticas, entrevistas aos gestores escolares/diretores da rede pública de ensino do estado do Paraná e seus resultados como gestores.Downloads
Publicado
2018-02-08
Como Citar
Rinaldi Santos, G. P., Cassimiro Nair, I. P., & Almeida Amorim, F. R. (2018). FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NO ESTADO DO PARANÁ. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/27
Edição
Seção
Artigos