FAMÍLIA/ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁLOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cristiane Salete Mitzko dos Santos UNESPAR/UV
  • Grasiela Pereira da Silva de Castilhos UNESPAR/UV

Palavras-chave:

Escola. Família. Aprendizagem. Diálogo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo ponderar sobre a relação entre família e escola e as possíveis contribuições dessa relação dialógica para o processo de ensino e aprendizagem. O processo educacional não ocorre de forma rápida, pelo contrário, é um processo contínuo e que exige empenho não somente dos professores, equipe pedagógica, mas também a participação da família. Quando os familiares participam do desenvolvimento escolar, aumentam  significativamente as possibilidades de realização de um bom trabalho uma vez que a relação dialógica permite a troca de conhecimento entre familiares e profissionais. Foi adotado o referencial de Ariès (1986), Goergen (2010) e  Sambrano (2010), para compreender a relação estudada. O percurso metodológico seguiu a pesquisa bibliográfica e de campo, empregando como instrumento de coleta de dados uma entrevista com os pais e professores dos alunos dos  anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do município de União da Vitória/PR. Por meio do desenvolvimento desta pesquisa, percebe-se que não se pode falar em uma educação de qualidade, sem repensar a importância da comunicação no sistema educacional, pois o diálogo se constitui um pilar importante no auxílio do processo de ensino e aprendizagem, bem como na ligação entre família e escola.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Mitzko dos Santos, C. S., & da Silva de Castilhos, G. P. (2018). FAMÍLIA/ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁLOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/28

Edição

Seção

Artigos