OLHAR DIFERENCIADO PARA A INFÂNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFRAESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Franciely Peixoto Universidade Estadual do Paraná
  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Educação. Educação Infantil. Brincar. Espaço

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa sobre a brincadeira e o espaço da educação infantil. Neste sentido, o estudo adotou os moldes da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, amparada pelos autores da    bibliografia especializada com especial destaque para: Leontiev (2010), Barbosa e Horn (2001) e Schimitt (2013), bem como fundamentou-se nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006), nos Parâmetros   Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Verificou-se que mesmo havendo um avanço em relação à organização do espaço para o   brincar nas instituições de educação infantil, ainda se faz necessário políticas públicas efetivas para uma estrutura que contribua para o desenvolvimento dos alunos que frequentam estas instituições.

Biografia do Autor

Franciely Peixoto, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus União da Vitória.

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de
Ponta Grossa. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus União da Vitória.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Peixoto, F., & Zanlorenzi, C. M. P. (2019). OLHAR DIFERENCIADO PARA A INFÂNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFRAESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(4). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/57

Edição

Seção

Artigos