APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ATUAR NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Thais Danielle Camargo Universidade Estadual do Paraná
  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Educação Infantil. Perspectiva Histórico Cultural. Desenvolvimento Iminente. Apropriação da Escrita

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa que objetiva investigar as fases da aquisição da escrita e o desenvolvimento iminente de crianças da educação infantil entre 03 e 04 anos de idade. A mesma teve como  procedimentos metodológicos a pesquisa teórico- bibliográfica, com base na Teoria Histórico Cultural, bem como pesquisa de campo por meio de uma investigação com crianças da educação infantil que possuem entre 03 e 04 anos deidade. A seguinte pesquisa buscou realizar atividades que contribuem para o desenvolvimento da área iminente da apropriação da escrita e o que é necessário para a superação desta fase. Verificou-se, a partir da pesquisa, a contribuição da intervenção pedagógica aliada a um pressuposto teórico, ou seja, é imprescindível que, para além do pragmatismo, é necessário que o professor tenha uma fundamentação teórica que sustente a sua prática.

Biografia do Autor

Thais Danielle Camargo, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do 3º ano de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Campus União da Vitória).

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná

Pós-Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade
Estadual do Paraná (Campus de União da Vitória).

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Camargo, T. D., & Zanlorenzi, C. M. P. (2019). APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ATUAR NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(4). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/60

Edição

Seção

Artigos