O ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Estela Weisshaar Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - PR
  • Vanessa Campos de Lara Jakimiu Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - PR

Palavras-chave:

Educação. Ensino da Arte. Análise de Material Didático

Resumo

O estudo traz em seu conteúdo uma discussão acerca do ensino da Arte nos anos iniciais do Ensino fundamental. Tem como objetivo geral investigar a perspectiva de formação em Arte presente nos encaminhamentos didáticos   metodológicos do material didático da Rede Pública Municipal de Educação de União da Vitória – PR. E, apresenta como objetivos específicos: a) Desenvolver um quadro teórico acerca da trajetória histórica do ensino da Arte no currículo da educação brasileira; b) Apresentar uma investigação acerca dos encaminhamentos metodológicos para o Ensino da Arte nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, e, c) Evidenciar a perspectiva formativa presente no material didático da Rede Pública Municipal de Educação para o Ensino da Arte. Metodologicamente, a investigação adota os moldes da pesquisa teórica bibliográfica de cunho qualitativo, documental e histórica contemplando análise de material didático estando fundamentada no método de análise de conteúdo, de Bardin (2011). A área de abrangência para averiguação dos pressupostos é a área da Educação, mais especificamente, o eixo temático do ensino da Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dos resultados obtidos foi possível constatar que os materiais didáticos analisados se aproximam de uma abordagem utilitarista, ou seja, que utiliza a Arte apenas como um recurso para ensinar outros conteúdos.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Weisshaar, E., & Campos de Lara Jakimiu, V. (2018). O ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(2). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/26

Edição

Seção

Artigos