EDUCAÇÃO PARA A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

Autores

  • Sandro Krüger da Luz FAE Centro Universitário
  • Camila Gabriela Simioni FAE Centro Universitário
  • Marcos Vinicius Novinski Simões FAE Centro Universitário
  • Gilson Paula Lopes de Souza FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Recém-formado, Empregabilidade, Transformação Digital

Resumo

O presente artigo científico explora a relevância da educação para a inovação no contexto da Indústria 4.0, com base no padrão internacional do Sistema de Gestão da Inovação – ABNT NBR ISO 56.002. O estudo destaca que, apesar do avanço tecnológico, as habilidades técnicas e comportamentais têm se estagnado ao longo do tempo. Observa-se que a Aker Solutions está em transição para a Sociedade da Informação e do Conhecimento, evidenciando a necessidade de desenvolver uma cultura de inovação. Além disso, a implementação de uma abordagem estratégica se faz de extrema importância, indo além de discursos vazios e incorporando a inovação em todas as áreas da empresa. A Engenharia desempenha um papel central na geração de conhecimento e inovação, assim, evidencia-se a importância de investir em métodos educacionais para desenvolver competências profissionais. Como próximo passo, propõe-se a melhoria da formação técnica e comportamental, a fim de capacitar profissionais para a Indústria 4.0.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Luz, S. K. da, Simioni, C. G., Simões, M. V. N., & Souza, G. P. L. de. (2024). EDUCAÇÃO PARA A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 8(1). Recuperado de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/271

Edição

Seção

Resumos PAIC 2022/2023