OS NFTS E SUA MENSURAÇÃO NA CONTABILIDADE
Keywords:
NFT, Contabilidade, CriptoativoAbstract
Os Non-fungible Tokens (NFTs) ficaram famosos no mercado brasileiro a partir de 2020, e estão ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, que têm a possibilidade de explorar novos mercados e formas de investimento, mas precisam de orientação para lidar com esses ativos em suas anotações contábeis. Para tal, foi necessário analisar conceitos contábeis e de criptoativos, assim como definir sua medida de valor. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar quais são os parâmetros aceitáveis para mensurar o NFT. Para tal objetivo, foi utilizado uma pesquisa exploratória onde foram analisados relatórios contábeis de 2022 de cinco empresas diferentes. Os resultados indicam que, apesar de as empresas reconhecerem os NFTs e já terem vendido os próprios por meio de parcerias, ainda há muita insegurança na hora de contabilizar esses ativos. Isso se deve à falta de regulações específicas e às diferentes interpretações das regras já existentes entre as empresas, e é essa incerteza que pode levar a dificuldades na tomada de decisões e na gestão desses ativos. No entanto, é importante reconhecer as limitações deste estudo devido à pequena amostra de empresas analisadas e à evolução das regulamentações sobre NFTs. Além disso, uma pesquisa futura poderia analisar como a adoção de NFTs pelas empresas influencia o reconhecimento da marca e o envolvimento dos clientes, proporcionando insights sobre o papel desses ativos na construção de relacionamentos e na vantagem competitiva.