CONTRIBUTOS DA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS

Authors

  • Larissa Inês Marasini Universidade Estadual do Paraná
  • Caroline Elizabel Blaszko Universidade Estadual do Paraná

Keywords:

Formação Inicial. Ensino de Ciências e Educação ambiental. Metodologias

Abstract

O presente artigo traz reflexões sobre a formação inicial de professores e pedagogos e destaca os contributos de uma disciplina intitulada Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências e Educação Ambiental. O estudo é de cunho teórico enriquecido com trabalho de campo, que foi realizado mediante aplicação de questionário semiestruturado contendo oito perguntas abertas e fechadas. O público participante é composto por 13 acadêmicos regularmente  matriculados no 4º ano do Curso de Pedagogia vespertino do ano letivo de 2019 da Universidade Estadual do Paraná/ Campus de União da Vitória. Objetivou-se investigar os contributos da disciplina de Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências e Educação Ambiental para a formação inicial e atuação profissional com a área de Ciências. Parte-se do pressuposto que a formação inicial deve abranger diversificadas metodologias que possam ser exploradas e trabalhadas aliando a teoria à prática, despertando no educando o desejo por novas aprendizagens. Conclui-se que a disciplina supracitada, dentro da grade curricular do Curso de Pedagogia da Unespar/UV, traz aspectos contributivos para a formação inicial docente como, a articulação entre a teoria e a pratica; a apropriação de metodologias educativas diferenciadas; a construção da performance profissional, de maneira crítica e reflexiva.

Author Biographies

Larissa Inês Marasini, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do 3° ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Campus de União da Vitória).

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Educação pela PUCPR. Docente colaboradora
do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

Published

2019-12-18

How to Cite

Marasini, L. I., & Blaszko, C. E. (2019). CONTRIBUTOS DA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(4). Retrieved from https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/62

Issue

Section

Artigos