GESTÃO ESCOLAR: ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL FRENTE A ESSE TRABALHO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Gabrielle Aparecida Kreutzfelt Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Jeisa Ariele Martins Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Palabras clave:

Escola. Gestão Escolar. Gestão Democrática

Resumen

A gestão escolar é constituída por um gestor comprometido e consciente das relações entre família, escola e comunidade em função do bom desenvolvimento educacional e social. Desse modo, a presente pesquisa tem como principal objetivo compreender a verdadeira função da gestão escolar e a constituição de um trabalho eficiente em conjunto com a participação da comunidade escolar, alunos, pais e funcionários em questões no contexto educacional. A metodologia adotada no estudo é de cunho teórico bibliográfico, contando com autores da bibliografia especializada buscando apresentar conceitos da gestão e do trabalho do gestor no ambiente escolar. Assim, ao desenvolver a pesquisa compreende-se que o gestor é o principal mediador de relações e para além disso é ele que estabelece a participação da comunidade dentro do ambiente escolar, tornando assim a escola um espaço democrático e de formação social dos indivíduos com criticidade e capazes de atuar ativamente em meio a sociedade. Contudo, torna-se imprescindível compreender a função do gestor nas instituições de ensino reconhecendo seu trabalho e o papel desempenhado no que diz respeito ao progresso da escola para o desenvolvimento e para a cidadania, promovendo relações e fortalecendo seu próprio sistema de ensino e aprendizagem.

Publicado

2020-12-09

Cómo citar

Kreutzfelt, G. A., & Martins, J. A. (2020). GESTÃO ESCOLAR: ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL FRENTE A ESSE TRABALHO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(5). Recuperado a partir de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/105

Número

Sección

Artigos