O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DA MATEMÁTICA: APLICADA AO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Victor Brongel dos Santos FAE Centro Universitário
  • Iara Lang Martins FAE Centro Universitário

Palabras clave:

Mapas Mentais., Aprendizagem Matemática, Mapas Mentais

Resumen

Os alunos do ensino superior possuem dificuldades razoáveis em aprender matemática. Muito em razão de uma educação sucateada. De fato, o corolário são muitos alunos que abandonam cursos superiores que têm a matemática em sua matriz curricular. Assim, é necessário buscar alternativas e entender o problema para buscar soluções para essas defasagens. A psicopedagogia e a neuropedagogia são áreas do conhecimento que podem ajudar a arquitetar uma solução, pois lidam com a questão de como o cérebro capta informações e os processos psicológicos do ensino. Entender esses rocessos são importantes para uma solução a essa efasagem. No entanto, é importante também estabelecer maneiras de deixar os alunos engajados para o ensino, porque o interesse do aluno é de suma importância para o seu esforço em conseguir aprender conceitos que ele já possui dificuldades. Uma ferramenta que pode ser uma das soluções a essa defasagem é o mapa mental. O mapa mental é um recurso simples: é preciso uma folha física ou digital em que são desenhadas nuvens ou palavras que se associam em uma teia sistemática do que se aprende. O presente artigo irá explicar o conceito de mapa mental e analisar dados quantitativos do impacto do uso deles por alunos que cursam as disciplinas de Estatística e Álgebra.

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Publicado

2024-01-31

Cómo citar

dos Santos, V. B., & Lang Martins, I. (2024). O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DA MATEMÁTICA: APLICADA AO ENSINO SUPERIOR . Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 8(1). Recuperado a partir de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/267

Número

Sección

Resumos PAIC 2022/2023