RELACIONAMENTOS AMOROSOS NA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE TRANSFORMAÇÕES E DIFICULDADES NA MANUTENÇÃO DOS VÍNCULOS

Autores/as

  • Gustavo Sartori Sales Gabriel FAE Centro Universitário
  • Maria Rita Alves Dalledone FAE Centro Universitário
  • Nathalia Goedert FAE Centro Universitário
  • Joyce Kelly Pescarolo FAE Centro Universitário

Palabras clave:

Relacionamentos Amorosos. Contemporaneidade. Amor Confluente e Amor Líquido

Resumen

O presente artigo tem como interesse compreender o estatuto dos relacionamentos amorosos nos dias atuais, a partir de uma interface entre a Psicologia Social e a Psicanálise com os objetivos de compreender as principais mudanças ocorridas nos relacionamentos amorosos no último século, de que forma essas mudanças impactaram nas subjetividades dos indivíduos e como foram percebidas, assim como as principais dificuldades na construção e manutenção de relações amorosas. A pesquisa realizada teve como enfoque metodológico o estudo qualitativo e exploratório, buscando compreender e interpretar determinados comportamentos, opiniões e expectativas dos indivíduos entrevistados. Ao longo da pesquisa, pode-se entender que os entrevistados percebem as novas mudanças como positivas, contudo compreende-se que o número de entrevistas e diferenças de idades são fatores que devem ser considerados para não universalizar o resultado. De modo geral, a pesquisa pode compreender como os sujeitos avaliam as transformações nos relacionamentos na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Gustavo Sartori Sales Gabriel, FAE Centro Universitário

Aluno do 8º período do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2018-2019).

Maria Rita Alves Dalledone, FAE Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2018-2019).

Nathalia Goedert, FAE Centro Universitário

Aluna do 8º período do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Voluntária do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2018-2019).

Joyce Kelly Pescarolo, FAE Centro Universitário

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da FAE Centro Universitário.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Gabriel, G. S. S., Dalledone, M. R. A., Goedert, N., & Pescarolo, J. K. (2019). RELACIONAMENTOS AMOROSOS NA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE TRANSFORMAÇÕES E DIFICULDADES NA MANUTENÇÃO DOS VÍNCULOS. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(4). Recuperado a partir de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/90

Número

Sección

Resumos PAIC 2018/2019