INTEGRANDO GERAÇÕES E PROMOVENDO A SAÚDE: GERONTOTECNOLOGIAS EDUCACIONAIS GAMIFICADAS

Autores/as

  • Gabriela de Almeida Hammerschmidt Colégio Bom Jesus
  • Cornelio Schwambach Colégio Bom Jesus

Palabras clave:

Idosos, Gerontotecnologias, Promoção da saúde

Resumen

Trata-se de estudo do tipo metodológico, realizado com o objetivo de desenvolver gerontotecnologias educacionais para promoção da saúde e integração de gerações. A amostra será constituída por idosos que utilizam a unidade de saúde em Curitiba e por juízes experts em gerontologia. A pesquisa será realizada em três etapas: 1) levantamento bibliométrico das evidências científicas relacionados às gerontotecnologia educacionais para promoção da saúde dos idosos; 2) prototipação de gerontotecnologia educacionais gamificada para promoção da saúde dos idosos; 3) avaliação das gerontotecnologia educacionais desenvolvidas. Para a realização do processo todo será utilizada a combinação de método de design instrucional e método de criação de jogos, sendo que os materiais desenvolvidos serão avaliados (conteúdo e aparência) por juízes e usabilidade por idosos. Os juízes especialistas farão a avaliação conforme o instrumento “Suitability Assessment of Materiais” (SAM), que será interpretado segundo o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os idosos responderam instrumentos com escala likert e questões abertas que serão avaliadas conforme o Índice de Validade de Conteúdo e análise de conteúdo. A primeira temática abordada na pesquisa será a prevenção de quedas.

Archivos adicionales

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Hammerschmidt, G. de A., & Schwambach, C. (2024). INTEGRANDO GERAÇÕES E PROMOVENDO A SAÚDE: GERONTOTECNOLOGIAS EDUCACIONAIS GAMIFICADAS. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 8(1). Recuperado a partir de https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/285

Número

Sección

Resumos