INTEGRANDO GERAÇÕES E PROMOVENDO A SAÚDE: GERONTOTECNOLOGIAS EDUCACIONAIS GAMIFICADAS
Palabras clave:
Idosos, Gerontotecnologias, Promoção da saúdeResumen
Trata-se de estudo do tipo metodológico, realizado com o objetivo de desenvolver gerontotecnologias educacionais para promoção da saúde e integração de gerações. A amostra será constituída por idosos que utilizam a unidade de saúde em Curitiba e por juízes experts em gerontologia. A pesquisa será realizada em três etapas: 1) levantamento bibliométrico das evidências científicas relacionados às gerontotecnologia educacionais para promoção da saúde dos idosos; 2) prototipação de gerontotecnologia educacionais gamificada para promoção da saúde dos idosos; 3) avaliação das gerontotecnologia educacionais desenvolvidas. Para a realização do processo todo será utilizada a combinação de método de design instrucional e método de criação de jogos, sendo que os materiais desenvolvidos serão avaliados (conteúdo e aparência) por juízes e usabilidade por idosos. Os juízes especialistas farão a avaliação conforme o instrumento “Suitability Assessment of Materiais” (SAM), que será interpretado segundo o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os idosos responderam instrumentos com escala likert e questões abertas que serão avaliadas conforme o Índice de Validade de Conteúdo e análise de conteúdo. A primeira temática abordada na pesquisa será a prevenção de quedas.